Pintar sobre um líquido seria a descrição mais simples para explicar todo conteúdo de um processo no qual se realiza o trabalho.
A marmorização é uma antiga técnica de pintura, que consiste em fazer flutuar pigmentos na superfície de um líquido e de transferi-los para outro material como o papel, a tela, a madeira, couro, cerâmica, etc.
Uma das características fundamentais desta atividade: seus originais são únicos e não podem ser repetidos, porque, mesmo que utilizemos as mesmas cores e realizemos o mesmo desenho (na aparência) o resultado nunca será o mesmo, pois, uma vez transferida a pintura ao material escolhido, o pigmento não estará mais sobre o líquido e teremos que começar tudo de novo. Se o líquido sobre o qual desenvolvemos essa atividade é água pura, a pintura, com um ligeiro movimento que aplicamos, como, por exemplo, um sopro, deformará ou formará uma nova imagem. Se espessamos este líquido e o deixamos mais denso, sua fluidez e movimento será menor, assim poderemos desenhar com mais precisão e dirigir nossos movimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário